O Projeto

“A Semente Amarela representa o milagre da vida, o símbolo do potencial vivo que reside dentro de nós esperando para ser liberado. Simboliza o crescimento da inteligência criativa, o amadurecimento, o florescimento, a sabedoria”

O Semente Amarela consiste em um conjunto de ações sistematizadas e continuadas para crianças, adolescentes, gestantes, mães e pais. Trabalhamos a conscientização e orientação sobre maternidade e paternidade ativas e conscientes na comunidade de Alto Paraíso de Goiás.

 

O projeto surgiu como apoio e assessoramento a comunidade com a motivação de diminuir os efeitos da falta de uma atenção direcionada a gravidez na adolescência, informações e conscientização sobre assuntos relacionados ao planejamento familiar, gestação saudável e consciente, cuidados com o bebê, amamentação, desenvolvimento infantil durante a primeiríssima infância e, sobretudo, o vínculo de jovens em relação à nova vida à caminho.

 

Com o apoio da Rede de Proteção Social ligada a Prefeitura de Alto Paraíso, o projeto Semente Amarela é uma iniciativa do Instituto Caminho do Meio de Alto Paraíso de Goiás e vem para ampliar o Programa Meninas de Luz existente no município desde 2017. Nesta nova etapa, também contamos com o apoio do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que intermediou na campanha de arrecadação de recursos, viabilizando efetivamente o desenvolvimento das atividades.

 

O objetivo desse projeto é criar uma rede de acolhimento a jovens, bebês e crianças que se encontram em momento de fragilidade durante a transformação de sua estrutura familiar assim como orientar para prevenção sobre gravidez na adolescência.

 

O projeto oferece vários atendimentos em grupo e individuais para gestantes, mães, pais, bebês e crianças no intuito de trazer consciência para que todos os envolvidos tenham suporte físico, emocional e cognitivo de todos os aspectos que englobam o recebimento e a criação de uma nova vida. Com uma ampla equipe de orientação perinatal, o Semente Amarela cria uma rede de apoio para pais e filhos de modo em que se amplie o cuidado com a criança e capacite toda a família. Campanhas de prevenção e de sensibilização da comunidade também são realizadas com a finalidade de disseminar a informação sobre o tema fomentando a ampliação da rede de apoio e geração de emprego para os jovens pais.

 

Com foco na criança e no adolescente o projeto entende que é preciso atender a família para que o bebê encontre o ambiente saudável e que desse modo se torne uma criança feliz. O projeto traz uma maior consciência para o “nascer“ por meio de vivências coletivas, escuta amorosa e informações baseadas em evidências científicas com base na Organização Mundial de Saúde. São realizadas rodas de conversas, preparação física e emocional em todo processo que envolve o projeto, são abordados assuntos relacionados à fisiologia do parto e preparação física, emocional e intelectual para a pré-concepção, concepção, gestação, parto, nascimento e desenvolvimento infantil. Atividades com os pais ajudam na formação de vínculo com a criança e apoio a gestantes e mães. Palestras e atividades formativas reforçam a importância da prevenção e o preparo familiar em relação aos cuidados com a criança. 

 

Seguindo as diretrizes do MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA, Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016, em que se preza pelo respeito ao superior interesse da criança, a sua individualidade, às especificidades e diversidades da primeira infância, a articulação intersetorial para a atenção às necessidades integrais da criança e fortalecimento das redes de proteção e cuidado nos territórios; redução de desigualdades e promoção da equidade;  o apoio às famílias para o cuidado e educação, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e estímulo ao desenvolvimento integral;  prevenção de situações de negligência e de violência e de acidentes;  o brincar como necessidade essencial para o desenvolvimento na primeira infância; o projeto Semente Amarela  oferecerá um amplo atendimento aos bebês e crianças desde seu ventre oportunizando o acesso à informação, ao cuidado, assim como, possibilidades de ingresso ao mercado de trabalho. 

 

O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, também conhecidos como Objetivos Globais, são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.  Esses 17 Objetivos foram construídos com o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, incluindo novos temas, como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. Os objetivos são interconectados – o sucesso de um ODS envolve o combate a temas que estão associados a outros objetivos (fonte https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html)

objetivos-desenvolvimento-sustentavel

Dentre os 17 ODS, 5 ODS são marcantes no projeto Semente Amarela:

  • Erradicação da pobreza – a medida em que serão oferecidas oficinas e cursos profissionalizantes para pais e mães;
  • Saúde e bem estar – serão oferecidos atendimentos em grupo e individuais com vários profissionais que darão orientação sobre cuidados e bem estar;
  • Igualdade de gênero – as atividades estimularão o empoderamento de mulheres no sentido de reduzir a dependência econômica e social;
  • Redução das desigualdades – atividades formativas e de inclusão digital irão colaborar para o aumento de inserção no mercado de trabalho assim como a divulgação de um banco de profissionais divulgados no projeto;
  • Cidades e comunidades sustentáveis – a formação de um selo solidário envolverá a cidade como um todo, mobilizando as comunidades a criarem situações sustentáveis.

Semente Amarela 2020

Diante da crise causada pela pandemia COVID -19, o projeto está adaptado para ser oferecido de forma online por entendermos a pouca segurança de estimularmos encontros presenciais expondo a mãe e o bebê em situação de risco. Com a crise, mães e pais encontram pouca ou nenhuma oportunidade de encontro, atendimentos personalizados onde possam tirar dúvidas sobre orientações perinatais. 

 

Gestações são, na maior parte das vezes, processos fisiológicos saudáveis e muitas gestantes estão em quarentena por Covid-19. Entretanto, hospitais de atendimento geral, utilizados por doentes e portadores de coronavírus, não são ambientes adequados para mulheres hígidas em gestação, ou em trabalho de parto e seus acompanhantes.

 

 

Outras doenças próprias da gestação podem ser agravadas pela situação de tensão vivida, como o medo de adoecer, a incidência da doença entre os familiares, o desemprego com consequente déficit alimentar, o distanciamento social. Muitas mulheres, por medo do coronavírus, evitam se consultar e existem situações em que o adiamento da consulta pode colocar em risco a saúde, a integridade física e a qualidade de vida das pacientes.

 

 

Diante da situação de emergência que a Saúde Pública enfrenta, com a intenção de fortalecer a atenção à saúde de mulheres e bebês e de ajudar a preservar os direitos das mulheres arduamente conquistados e manifestados nas políticas públicas, percebemos a necessidade urgente de uma ação coletiva  no intuito de complementar as ações de saúde oferecidas no contexto atual. Assim, o projeto oferece ações como assistência segura, empática e respeitosa ao pré-natal, parto, nascimento e puerpério, durante a pandemia de COVID-19.

 

 

São oferecidos atendimentos e orientações para gestantes, pais e mães onde podem tirar dúvidas, trocar conhecimentos e partilhar experiências de forma ao vivo em plataformas online.

 

 

São abordados temas como: 

 

– Desenvolvimento fetal a adaptação à gravidez;

– Vida de Grávida;

– Fisiologia e anatomia do parto;

– O Parto;

– Tipos de parto;

– Escolha a preparação para o parto;

– Maternidades, médicos obstetras, enfermeiras obstetras, parteira e doulas; 

– O bebê;

– Nascimento, berçário, mamada;

– O pai, o acompanhante, a família;

– Primeiros Cuidados com o recém-nascido;

– Primeiro mês de vida do bebê;

– Sexualidade e planejamento familiar;

– além de outros temas.

 

Os temas são abordados durante os atendimentos à distância, famílias podem ser acompanhadas durante o processo e recebem orientação necessária durante toda a gestação. Além de um kit de materiais de papelaria, armarinho, óleos para massagem para acompanhar as aulas práticas. 

 

 

Também oferecemos trabalho corporal para gestantes e mães, aulas de automassagem, artesanato, bordado, vivências em arte terapia, shantala, além de várias outras atividades que estimulam a autoconfiança, o vínculo ao bebê e a construção do enxoval.