Alimentação e Covid-19

Tanto na gestação quanto na lactação, as necessidades de energia materna estão  aumentadas. 

Para garantir uma boa resposta imunológica, a recomendação é comer uma dieta  diversificada e equilibrada, adequada em calorias, e com a presença de diferentes  nutrientes, tais como: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais e água.

 

É  importante lembrar que uma dieta com quantidades adequadas e tipos variados de frutas  e legumes coloridos (ricos em minerais e vitaminas) é importante para fortalecer o sistema  imunológico.

 

Tanto a desnutrição (ingestão inadequada/baixa de calorias e nutrientes) quanto a obesidade (ingestão excessiva de calorias) comprometem a atividade da função  imune, sendo ambas as condições associadas à infecções.  

 

A maneira como preparamos e consumimos nossas refeições também fazem toda diferença na nossa nutrição, por isso, vamos deixar aqui algumas recomendações para manter uma alimentação saudável baseado no Guia Alimentar para a População Brasileiro:

 

  • Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados. Estes alimentos apresentam mais fibras e nutrientes, favorecendo uma alimentação saudável;

 

  • Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades;

 

  • Limite o consumo de alimentos processados. Não deixe que este período em isolamento social seja um estímulo ao consumo de alimentos de baixo valor nutricional;

 

  • Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece. Lembre-se: descasque mais e desembale menos;

 

  • Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas. Aproveite este momento e prepare um local confortável e agradável para realizar suas refeições;

 

  • Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas. Aproveite o isolamento social para criar receitas e testa-las em família. Use o seu tempo livre para ensinar os mais novos a cozinhar de forma saudável.

 

  • Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos. Aproveite a oportunidade de estar em casa para criar rotina de preparo para as refeições.

 

  • Beba água com regularidade e mantenha um bom estado de hidratação. Beba, pelo menos, dois litros de água por dia, vá bebendo aos poucos ao longo do dia!

 

Aproveitamos para deixar aqui o link de um Guia alimentar feito pela Associação brasileira de nutrição, para que vocês se informem e se cuidem:

https://www.asbran.org.br/storage/downloads/files/2020/03/guia-alimentar-covid-19.pdf

 

Esperamos que gostem! <3

Contato