Manual Sobre protocolos para festas natalinas e Covid

Olá gestantes, tentantes, mamães e papais e rede de apoio! Como estamos nesse final de ano? 

 

Por aqui muitos movimentos lindos com os nossos grupos e querendo trazer sempre informações que tragam leveza, consciência e responsabilidade para as escolhas de vocês! 

 

Por isso viemos aqui compartilhar nesse momento tão especial que são as festas de fim de ano que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reuniu em uma cartilha orientações para diminuir os riscos de transmissão da covid-19 durante esse período do Natal e Reveillon. 

 

Algumas sugestões que essa cartilha traz é que, aqueles que desejam comemorar as datas junto a outras pessoas, devem estipular um limite de convidados, fazer os encontros de preferência em lugar aberto e arejado e buscar manter o distanciamento de 2 metros entre as pessoas. 

 

Mesmo seguindo todas as orientações, a Fiocruz alerta: "Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da covid-19", diz a cartilha. A forma mais segura de passar as festas de fim de ano, de acordo com a Fundação, é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram ali.

 

“Após um ano tão difícil, mais do que nunca as pessoas querem encontrar e festejar com seus familiares e amigos. No entanto, entendemos que preservar a vida é o melhor presente para compartilhar neste final de ano”, destaca, em nota, o coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, Carlos Machado.

 

Outras orientações importantes

 

De acordo com a cartilha, quem for receber convidados ou celebrar as festas fora de casa deve usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo, manter a distância dos demais convidados, evitar apertos de mão e abraços, lavar ou higienizar com álcool 70 as mãos com frequência e não deve compartilhar copos e talheres.

 

Aqueles que estão organizando os eventos, caso ofereçam bebidas, devem disponibilizá-las em embalagens individuais, como latas ou garrafas, arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas. Outra orientação é oferecer condimentos, molhos para salada ou temperos embalados individualmente, sempre que possível. Após o evento, a louça deve ser lavada em água corrente e com detergente, ou na máquina de lavar louças.

 

Grupos de risco

 

A Fiocruz esclarece ainda que quem teve contato com a doença ou está com sintomas deve evitar encontros por oferecer risco aos demais. Estão na lista aqueles que estão com sintomas relacionados à covid-19 ou que já tem o diagnóstico da doença; quem ainda está no período de 14 dias desde que teve os primeiros sintomas relacionados à covid-19, mesmo que não tenha feito um teste de diagnóstico; aqueles que estão aguardando o resultado de um teste molecular para saber se estão com covid-19; e, quem manteve contato com alguém que teve a doença nos últimos 14 dias.

Pessoas que fazem parte de algum grupo de risco para casos graves de covid-19 ou moram com alguém que faz parte desse grupo também devem se proteger e evitar as festas. Aqueles que têm mais risco para casos graves são os portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica em estágio avançado, imunodepressão provocada pelo tratamento de doenças autoimunes, como lúpus ou câncer; pessoas acima de 60 anos de idade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e crianças menores de 5 anos.

O documento completo está disponível para download aqui no nosso blog! Baixe para saber mais!

 

CLIQUE AQUI - PDF CARTILHA FIOCRUZ PARA AS CELEBRAÇÕES DE FIM DE ANO

 

texto retirado do site: Agência Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-12/fiocruz-da-orientacoes-para-diminuir-riscos-nas-festas-de-fim-de-ano)

Contato