Adolescência, o que é, como acontece?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos. Juventude – dos 15 aos 24 anos.

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera a adolescência, a faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade completos, sendo referência, desde 1990, para criação de leis e programas que asseguram os direitos desta população.

 

São muitas as definições que tentam explicar a adolescência. Entretanto não podemos reduzir esse período do desenvolvimento humano aos conceitos que os caracterizam, exatamente porque estamos falando de seres humanos, não é mesmo?

 

O que sabemos atualmente, é que a adolescência é o resultado de uma construção social, significada historicamente, que hoje se caracteriza, por exemplo, pela ampliação da tutela dos(as) filhos(as) em suas famílias. Ou seja, observando o contexto social, econômico e cultural do momento que vivemos hoje, os/as adolescentes, em geral, precisam de um período maior de estudos e de capacitação profissional para entrada no mercado de trabalho, o que exige deles e delas um tempo maior de dependência das famílias.

 

A idade para entrar na puberdade não é a mesma para todes. O ser humano é repleto de singularidades e cada um tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, porém, há uma média que se pode ter como referência.

 

Não podemos negar também que este período é marcado pelas transformações biológicas e comportamentais. E são essas mudanças que, muitas vezes, determinam a maneira como a sociedade olha para os(as) adolescentes e cria formas de agir com elx, como por exemplo:  a proibição do trabalho antes dos 16 anos e a tutela dos pais até os 18 anos.

 

Nas meninas, os primeiros indícios da puberdade podem ocorrer a partir dos nove anos e nos meninos a partir dos dez. Isso não significa dizer que todos vão entrar na puberdade nesta fase.

 

É considerado normal o início da puberdade até os treze anos nas meninas e catorze nos meninos.

 

Nas meninas, a puberdade é caracterizada pelo:

 

- desenvolvimento dos seios e da genitália;

- aparecimento de pelos pubianos na genitália e nas axilas;

- definição das formas do corpo acarretada pelo acúmulo de gorduras em determinadas partes como quadris e coxas;

- surgimento de erupções na pele (acne);

- menarca.

Menarca é o período da primeira menstruação. Em relação a isso, cabe ressaltar que, em geral as primeiras menstruações são muito irregulares podendo até mesmo ocorrer duas vezes ao mês. Essa irregularidade é normal, mas não se deve esquecer que após a primeira menstruação é importante consultar uma ou um ginecologista para tirar possíveis dúvidas e se informar.

 

Nos meninos, a puberdade se caracteriza pelo:

 

- engrossamento do timbre da voz;

- nascimento dos pêlos no corpo (peito, pernas, axilas, genitália)

- surgimento de barba;

- desenvolvimento muscular;

- aparecimento de acne;

- desenvolvimento de genitália;

- primeira ejaculação, que pode ocorrer enquanto o garoto dorme ou ainda durante uma masturbação.

 

Esta discussão, sobre a construção histórica do conceito de adolescência, é importante porque possibilita a mudança de olhar para a própria adolescência e para o/a adolescente. Nossa proposta, já que falamos de construção social, é construirmos uma nova visão em relação aos/as adolescentes e adotarmos comportamentos que promovam a sua participação nos vários espaços da sociedade, entendendo que os(as) adolescentes são sujeitos de direitos e de responsabilidades!

 

Fonte: http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/adolescencia

 

No ano passado, o Semente Amarela realizou o Webnário Florescendo Futuros apoiando a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na adolescência, que acontece na primeira semana de fevereiro!

 

Foi uma semana repleta de palestras com convidades muito especiais, no formato online, que ficaram gravadas no nosso canal do Youtube, vale a pena conferir!

 

E, deixamos o convite aqui também para quem quiser acompanhar a nossas redes na próxima semana, onde vamos estar postando coteúdos voltados para a campanha novamente!

 

Vem com a gente, compartilhe e nos ajude a espalhar essa mensagem!

Contato