O desenvolvimento infantil não é uma corrida contra o tempo

Sabemos que cada bebê possui um ritmo próprio de desenvolvimento. É esperado que haja variações nas aquisições de um bebê para o outro, dentro da janela de tempo esperada para determinada aquisição. Alguns bebês podem desenvolver mais rápido a parte motora, enquanto outros, a parte da linguagem, por exemplo.

Conhecer as etapas esperadas para cada idade nos ajuda a compreender o curso do desenvolvimento normal e a identificar quando algo foge do esperado. Quando alguma aquisição demora muito para acontecer, desviando do período esperado dentro da janela de aquisição, é importante que o bebê seja avaliado por um profissional especializado na área.

 

Excessos podem ser muito prejudiciais para o desenvolvimento como um todo.

 

Então, qual é o nosso papel enquanto adulto e cuidador deste bebê?

 

É oportunizar as melhores condições para que o bebê possa se desenvolver naturalmente e da melhor forma. Oferecer brinquedos adequados para cada fase, permitir uma exploração motora mais livre, não oferecer telas e eletrônicos em geral, ajustar o ambiente e promover uma rotina harmoniosa são ações muito valiosas!

 

Ficar junto, mas, interferir menos, dar ao bebê o espaço que ele precisa para explorar e aproveitar para observar mais, naturalmente, com essa presença, você vai entender o que o seu bebê precisa como apoio 🙂

 

“Observe mais, faça menos, desfrute mais”

 

Texto retirado do Ebook: Os passos para um desevnolvimento saudável e respeitoso por Bruna Cuccia

foto: @melmelissamaurer

Contato