Mitos e Verdades sobre o Parto Humanizado

Quando perguntamos o que é um parto humanizado muitas resposta são totalmente equivocadas como parto na banheira , “parto selvagem”, “parto de índia”, parto sem assistência e por ai vai…

 

Mas, o que de fato é essa tal humanização ? 

 

Humanização do parto é um movimento obstétrico, social, cultural e psicológico que quer modificar o cenário que está na base da forma como o parto e o nascimento são tratados e entendidos ainda hoje em dia.

 

E o pilar insubstituível dessa mudança é a mulher.

 

O Parto humanizado encoraja a mulher a passar de grávida -paciente para protagonista , personagem principal, ativa e consciente.

 

 O que está em jogo é um verdadeiro despertar feminino, tão bem vindo numa sociedade na qual as mulheres ainda não gozam de suficiente autonomia e reconhecimento em tantos aspectos da vida social e familiar.

 

Numa gestação e parto humanizados a mulher estará acompanhando junto ao profissional de sua escolha( seja ele médico obstetra , parteira ou obstetriz) todas as decisões sobre sua gestação e parto. A relação entre eles  é de parceria e troca , não mais hierárquica e autoritária. Alguém fala e eu faço.

 

O parto humanizado é aquele em que os profissionais respeitam o processo fisiológico, natural do nascimento e reconhecem no parto um evento feminino e transformador , que não pode ser impunemente violentado.

 

Portanto, o profissional é um verdadeiro amigo, praticando o melhor da obstetrícia, e permanecendo ao lado da mulher, nunca acima dela. Mesmo quando uma intervenção, seja ela cirúrgica ou medicamentosa seja necessária , o médico obstetra, ou qualquer outro profissional, atua em concordância real com a mulher, não fantasiosa e superficial.

 

A natureza sabe, melhor do que ninguém, quando o bebe está pronto para nascer.

 

Mesmo o final da gestação , entre 37° e a 42° semana , é fundamental para a completa formação fetal no útero. 

 

Muitos recém nascidos sofrem de problemas respiratórios devido às cesáreas agendadas e realizadas antes do início do trabalho de parto, quando o bebe ainda não está pronto para nascer. 

 

Estes bebês podem necessitar de internação na UTI, ficando separados da mãe nas primeiras horas após o nascimento justamente quando deveriam estar junto delas, estabelecendo o vínculo, adaptando -se à vida e mamando pela primeira vez.

 

A humanização é a favor da naturalidade no parto, o respeito a mulher e suas necessidades individuais na hora de parir e considera a cesárea agendada , desnecessária, baseada na conveniência dos médicos e até de mães desinformadas, um ato de violência contra a mãe e o bebe. 

 

Acreditamos que a maioria dessas cirurgias é realizada por causa da falta de informação e dos medos femininos, junto a falta de preparação e conhecimento da fisiologia do parto natural. 

 

Sonhamos com um momento na história no qual o parto respeitado e empoderador, seja uma possibilidade ao alcance de toda mulher, de qualquer grupo social.

 

Humanizar é desejar que partos e nascimentos permaneçam na memória de seus protagonistas como um ponto de transformação , uma conquista e uma vitória. Humanizar é sonhar que haja mais partos sem violência , realizados com amor e bom senso.

 

Esperamos que o respeito por mulheres e bebês se faça no respeito pelos ritmos da natureza na hora sagrada do parto, permitindo a mãe ser ativa e acolhendo o bebe com sabedoria e delicadeza .

 

Humanizar é dar condições humanas e ambientais apropriadas…

 

Um parto natural é possível e desejável para a grande maioria das mulheres . Sua dor é suportável se se souber lidar com ela e se houver essas condições.

 

Mas, para fazer escolhas como essa é preciso consciência, informação e segurança. Por isso, o Semente Amarela nasceu com a missão de ajudar novas famílias a viverem os eventos de conceber, gestar, parir e nascer de forma lúcida e empoderada. 

 

Nos nossos encontros trazemos profissionais de diversas áreas para esclarecer dúvidas, orientar e ouvir pais, mães e rede de apoio dessas famílias, para saber como juntes podemos nos fortalecer, nos ajudar, sempre!

 

Nossas inscrições seguem abertas! Para saber mais basta acessar a aba ATIVIDADES ou clicar no link abaixo!

 

https://sementeamarela.com/saiba-mais/

 

Esperamos você com muito amor!

 

Sigamos juntes!

Contato