Paternidades ativas e conscientes

O que o pai/parceiro deve saber quanto ao desenvolvimento da criança durante o período gestacional?

 

Nos três primeiros meses de gestação:

No início da gestação ocorre a adaptação do corpo da mulher e de seus sentimentos, trazendo sensações ora de prazer, ora de desconforto. Faz parte desse momento a oscilação entre a aceitação e a recusa da gravidez.

 

Pode ter o aumento dos seios, a mulher também pode sentir mais sono, mais fome, enjoos e até ficar mais cansada. Não se preocupe, tudo isso é comum!

 

São as adaptações necessárias da gravidez.

 

Alguns homens também, durante o período da gestação da parceira, podem apresentar alterações físicas e sintomas como engordar, enjoar, ter desejos, crises de choro, entre outros; não se preocupe, isso não representa um distúrbio ou doença, pelo contrário, podem demonstrar que os homens sentem, assumem e desejam a gravidez com a sua parceira.

 

Neste período e em qualquer fase da gestação é importante que o pai/parceiro e a gestante desenvolvam hábitos alimentares saudáveis, evitem ingerir bebida alcoólica, fumo e outras drogas.

 

Para saber mais, peça ajuda ao profissional de saúde.

 

Do quarto ao sexto mês de gestação:

 

Neste segundo trimestre o corpo e a emotividade da mulher crescem. Ela começa a perceber os primeiros movimentos dentro de sua barriga. Nessa época o corpo da parceira vai mudar muito rápido, com crescimento da barriga e alterações nos seios e nos quadris.

 

Vocês podem e devem fazer tratamento odontológico durante a gravidez. É seguro para vocês e protegerá a criança contra infecções e outros problemas.

 

Último trimestre de gestação:

 

O final da gestação é o momento em que tanto vocês quanto a criança se preparam para uma grande mudança. A criança tem menos espaço dentro da barriga, o que dá a sensação de peso e desconforto.

 

A mulher pode sentir menos sono. O corpo está se preparando para o parto e para acolher quem vai chegar.

 

O útero pode ficar durinho por instantes, mas não sentirá dor, apenas uma leve sensação de endurecimento. Poderá sair do peito um líquido amarelado, chamado colostro, que vai alimentar sua criança nos primeiros dias de vida.

 

Essa é uma época de ansiedade com o parto. O medo do desconhecido é natural.

 

Procurem conversar com um profissional de saúde para tirar suas dúvidas e deixá-los mais tranquilos.

 

Gostou de saber dessas informações?

 

Elas fazem parte de uma cartilha super legal feita pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE para ajudar pais e exercerem suas paternidades de forma mais ativa e consciente.

 

Esse documento é gratuito e disponível para download no link abaixo:

 

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_pais_exercer_paternidade_ativa.pdf

Contato