Você sabe o que é Apego Seguro?

Você já ouviu falar de APEGO SEGURO e da importância desse vínculo para o desenvolvimento pleno das nossas crianças?

O Apego Seguro é um dos pilares da Teoria do Apego, criada pelo psicanalista John Bowlby (1907-1990) que estudou a importância da relação entre pais e filhos e, principalmente o apego como algo INATO e essencial para a sobrevivência na primeira infância.

 

Segundo ele, A criação com apego é “uma forte ligação emocional com os pais durante a primeira infância, o que se torna fundamental para relacionamentos seguros e empáticos na vida adulta”.

 

São atitudes afetivas vindas dos pais que transmitem à criança a sensação de segurança, autoestima, confiança e autonomia para enfrentar o mundo, além de atenderem às necessidades básicas do bebê.

 

Em 1994 a organização sem fins lucrativos Attachment Parenting International (API), criou oito princípios que são orientações para um apego saudável e seguro entre os filhos e seus pais. Os princípios são:

 

  1. Preparação para a gestação, nascimento e criação.
  2. Alimentar com amor e respeito.
  3. Responder com sensibilidade.
  4. Usar o contato afetivo.
  5. Garantir um sono seguro, física e emocionalmente.
  6. Cuidado consistente e amoroso.
  7. Praticar a disciplina positiva.
  8. Manter o equilíbrio entre a vida pessoal e familiar.

 

Todos os pontos são princípios importantes da criação com apego. Além de se preparar para o processo de gestação, nascimento e criação, é preciso respeitar as necessidades da criança, atendê-los com afeto e paciência, entender que as birras são representações das emoções reais e levá-las a sério, entre outros pontos.

 

Nós sabemos que a maternidade e partenidade ativas e conscientes é um trabalho diário de muita desconstrução, empoderamento e autoconhecimento. Passa por constantes tentativas, erros, aprimoramentos... Mas é com informação que vamos avançando, criando clareza, ressignificando e melhorando!

 

Há quem ainda diga que atenção demais torna os filhos mais dependentes e mimados, mas, na verdade é exatamente, o fortalecimento desse vínculo emocional, no momento certo, que promove o que mais desejamos: que eles cresçam mais seguros, empáticos e felizes e sigam seus caminhos.

 

É trabalhoso, demanda doação, mas lembre-se que é passageiro e que vale a pena!

 

Sigamos juntes!

Contato