Desfralde Consciente

Você ja ouviu falar em Desfralde consciente?

O desfralde é uma fase muito importante na vida das crianças, pois significa aprendizado e conquista de autonomia por parte dos nossos pequenos.

Muitas vezes, por falta de informação, mães, pais e cuidadores em geral, antecipam essa fase para atender a necessidades totalmente individuais e ADULTAS, de suas rotinas e dinâmicas.

A principal característica do desfralde consciente é que ele respeita o tempo da criança. Isso significa que ele acontece apenas quando a criança está pronta para vivenciar esse processo e deixar de usar a fralda.

Entendendo que não existe idade ideal e ele acontece em tempos diferentes para cada criança, pois depende do desenvolvimento motor, cognitivo e emocional de cada uma.

O desfralde consciente acontece de forma natural, autônoma e gradual, respeitando o tempo da criança, tanto para ter início, como para ser completado, não é possível determinar um prazo para que ele aconteça, tampouco existe um método específico, pois depende apenas do desenvolvimento individual de cada criança.

O principal benefício do desfralde consciente é evitar traumas e problemas que podem surgir por causa de um desfralde feito de maneira apressada ou problemática. Quando acontece antes da hora, o desfralde pode ocasionar atraso na percepção do xixi, infecções do trato urinário, enurese noturna (quando a criança faz xixi na cama), constipação intestinal, além  claro de traumas psicológicos.

Mas, o que é necessário que o adulto faça para ajudar a criança nesse processo?

Isso é uma pergunta que muitos pais se fazem quando o tema e #desfralde, mas, no desfralde consciente, a resposta seria: não é necessário que o adulto faça NADA, apenas dar espaço para que a criança seja protagonista e guie esse processo!

Naturalmente, observando os pais irem ao banheiro, em algum momento a criança vai passar a nao querer mais a fralda e reproduzir o comportamento adulto de usar o vaso ou piniquinho!

Mas, como descobrir se a criança já está pronta para desfraldar?

Existem 3 etapas a serem percebidas como indicadores de que o desfralde consciente pode começar a ser feito.

  • A primeira etapa é quando a criança é capaz de perceber e avisar que fez xixi ou cocô.
  • A segunda é quando a criança consegue avisar que está fazendo xixi ou cocô, reconhecendo a atividade na prática.
  • A terceira e última etapa é quando a criança é capaz de avisar que precisa fazer xixi ou cocô. Ao chegar na terceira etapa é quando a criança está começando o desfralde. É nesse ponto que ela está começando a descobrir o próprio corpo, entendendo o que é a vontade de fazer e como segura e solta o xixi e o cocô. É nessa etapa que a criança começa a realmente desenvolver as habilidades relacionadas ao uso do banheiro.

Na prática, como iniciar o processo do desfralde consciente?

Prepare o ambiente para essa fase: Para auxiliar a criança durante o desfralde, é preciso adaptar o banheiro para que ela use. Antes mesmo de iniciar o desfralde, você deve adaptar o ambiente para que a criança tenha acesso e desenvolva sua autonomia. Por exemplo, coloque banquinhos para que ela alcance a pia e o sabonete, coloque redutores de assento no vaso sanitário e também escada ou banco para que seu filho se sente sozinho.

Explique o passo a passo: fale com a criança qual será o passo a passo: abrir a tampa do vaso, sentar, fazer, usar o papel higiênico para se limpar, apertar a descarga, lavar as mãos e enxugar quando acabar. Uma boa dica é colocar no banheiro um desenho mostrando a rotina de usar o vaso.

Valorize as conquistas da criança ao longo do processo: Além disso, dar incentivos ou premiar a criança cada vez que ela faz xixi ou cocô no vaso ou no pinico também pode passar uma mensagem errada ou tirar o foco da criança do que realmente importa: a nova habilidade que ela está desenvolvendo. Por isso, o mais interessante é reconhecer as pequenas vitórias, como um xixi que a criança conseguiu fazer inteiro no pinico, mas sem fazer grande alarde ou premiar a criança por isso.

Aja com naturalidade caso a criança tenha algum escape, sem punição, sem estresse. Lembre-se de que seu filho está aprendendo e que acidentes podem ocorrer. Apenas oriente que ele se lave, se enxugue e troque de roupa. E somente ajude quando necessário.

Também tenha em mente que se você convidar a criança a ir ao banheiro, perguntando “Você quer ir ao banheiro?”, a resposta, provavelmente, será não. Uma vez que ela não vai querer parar o que está fazendo, o melhor é dizer “Está na hora de ir ao banheiro”.

Gostou das dicas? Compartilha esse post com alguma família que está passando por essa fase e precisa ler sobre isso!

Contato