Desmame Consciente

Não existe hora certa ou ideal para o fim do aleitamento materno  e existem muitas questões que podem levar a esse momento, como: a volta da mulher ao trabalho, o cansaço, a chegada de outro filhote, ou, simplesmente, a vontade da mãe de encerrar esse ciclo.

Algumas mulheres se sentem culpadas, inseguras, com medo de que es filhes sofram nessa fase e podem sentir o desmame como um afastamento e até um tipo de abandono.

 

Mas, é preciso entender que está tudo bem em fazer o desmame quando sentir, mas que esse, para ser cuidadoso e consciente deve ser feito de forma gradual, onde mãe e bebê se adaptem e se respeitem, cada um dentro das suas necessidades!

 

E hoje viemos aqui dar algumas dicas para as mamães que estão vivendo esse momento ou desejando começar o desmame, confira abaixo:

 

  • Quando começar a sentir que está chegando a hora do desmame, converse com o seu bebê. Mas converse mesmo! Explique para ele que vocês vão começar esse processo juntes e que isso não acontecerá do dia para a noite, mas que vocês vão aos poucos se separando nesse lugar. Fale todo dia, de formas diferentes, mas não deixe de conversar e falar como se sente e por que isso é importante para vocês 🙂

 

  • Se o seu bebê ainda não fez a introdução alimentar, o ideal é começar a apresentar os alimentos para ele, para que assim ele comece a entender que existem outras maneiras de se alimentar para além do leite materno e vá explicando que em breve ele ficará "só no papazinho".

 

  • Peça ajuda para a sua rede de apoio! Esse é um momento muito importante de pedir ajuda e acolhimeto, pois mexe no emocional da mãe e é preciso que o bebê entenda cada vez mais que ela "não é só sua" e que o seu corpo não é a única fonte de alimento, carinho e cuidado! Logo, quando possível peça para outras pessoas darem uma mamadeira ou uma refeição para a criança, para que ela vá entendendo que existem outras formas de se nutrir e ser cuidada!

 

Enfim essas são algumas diquinhas simples, mas valiosas para esse momento do desmame para que esse momento seja o mais fácil possível!

 

Lembrado que é fundamental que a mãe esteja tranquila com sua decisão, pois fica mais fácil do bebê entender que é o melhor para os dois!

 

* A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.

 

 

Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/desmame/

 

Aproveitamos para deixar aqui o link do PDF do Ministério da S: SAÚDE DA CRIANÇA:
Nutrição Infantil - Aleitamento Materno e Alimentação Complementar

 

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

 

Esperamos que gostem e usufruam dessas informações!

 

Seguimos juntes! ❤️

 

Contato